Fugindo um pouco do tradicional post vou falar um pouquinho sobre a viagem que fizemos para Mendoza em 25/10 a 29/10/2013, dar algumas dicas, afinal tem tudo haver com o tema do blog ;)
Fomos à Mendoza partindo de Santiago no Chile e cruzando a Cordilheira dos Andes. Aqui do Brasil fizemos a reserva do carro e a operadora aprontou a documentação necessária para cruzar a fronteira. Esse documento leva 2 dias para ficar pronto, por isso fizemos antes de ir. Atravessamos a cordilheira que nesta época a neve esta acumulada apenas nos cumes sendo que a estrada estava seca e segura. É uma paisagem linda e vale muito a pena o trajeto. Apesar de ser menos de 400km de distancia o trecho demora em média 8 horas pois tem várias partes perigosas.
Mendoza é uma cidade encantadora, com ruas arborizadas, limpas, várias opções de bares e restaurantes. Nossa estadia lá foi no Hostel Lagares (http://www.hostellagares.com.ar/) em quarto privativo. Costumamos ficar em hostel pois gostamos do clima extrovertido, das trocas de experiências com outros hospedes e também, claro, do preço. Postei minha avaliação sobre o hostel no Tripadvisor que foi 4 estrelas, indico!
Mendoza é rodeada de infinitas vinícolas, são mais de 1000! Portanto vale a pena ter em mente quais você quer visitar. Saímos daqui com indicações de um sommelier da adega Decanter aqui de Floripa. Fomos focados em conhecer adegas com produções pequenas pois são mais dedicadas a qualidade e tem um preciosismo maior pelo processo gerando vinhos com muito mais cuidado e resultados fenomenais.
Sábado visitamos a bodega, spa e hotel Entre Cielos (http://www.entrecielos.com/pt/), aonde tivemos um almoço maganífico. A produção dela é muito pequena e os vinhos razoáveis. Depois fomos na Vistalba (http://www.carlospulentawines.com/) que é bem perto.
Eles pedem que a visita seja agendada pois eles fazem um tour pela vinícola, apresentam o processo e no fim tem uma degustação e isso é pago. Nós não agendemos nenhuma e a única que não conseguimos fazer foi na Catena Zapata (http://www.catenawines.com/) que foi a única pop que fomos. As degustações variavam de 30 a 50 reais, dependendo da vinícola e da faixa de vinhos a ser degustado. Os tours começam a ser similares depois de um tempo mas mesmo assim vale a pena porque de uma vinícola para outra sempre tem um detalhe singular. É possível visitar com degustação umas 4 vinícolas por dia mas caso seja apenas para compra é possível visitar mais. E é bem interessante pegar o endereço dos lugares a serem visitados no site da bodega senão o googlemaps pode pregar uma peça com você...
Outra dica interessante é dar uma olhada nos feriados e eventos da região que voce pretende ir. É até uma dica geral de viagem, para que não aconteça, como nós, atrasar um dia na viagem decorrente as eleições na Argentina. Rsss....
Segunda, portanto, visitamos a Pulenta (http://www.pulentaestate.com/) que é irmão do dono da Vistalba e ambos filhos do dono da Terrazas. Ficamos surpresos com um Cabernet Franc sem palavras. Inclusive estou tomando agora um vinho maravilhoso deles, um blend frutado 2012 da Pulenta, que é apenas um reserva mas é demais. Fomos depois na Belasco de Baquedano (http://www.belascomalbec.com/) que não nos surpreendeu nos vinhos mas numa "sala olfativa" que tem apenas na França e nela. Esta sala possui mais de 50 aromas diferentes que costumam estar presentes no vinho. Foi uma experiência interessante passar por esta sala. Neste mesmo dia fomos também a Achaval Ferrer (http://www.achaval-ferrer.com) aonde ficamos maravilhados com o método de produção e aonde experimentei o vinho mais monstruoso que já tomei. É uma seleção e exclusividade sem tamanho para produção de cada garrafa que faz um vinho sem precedentes (pelo menos para mim). Quando abrir o que comprei faço um post explicando o porque dessa babação toda...
E neste dia, segunda-feira, finalizamos na Zuccardi (http://www.familiazuccardi.com/) aonde compramos ótimos azeites.
Nós acabamos despendendo mais dinheiro do que o imaginado pois a cada vinícola que fomos ficamos impressionados com a qualidade e preço e acabamos levando vários para casa. Valeu a pena ;)
domingo, 1 de dezembro de 2013
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário